O id é a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer, ou seja busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo, e somente segundo ele. Não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contacto com a realidade e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de uma atingida través de uma acção. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego irracional, anti-social, egoísta e dirigido ao prazer. O id é completamente inconsciente.
O ego desenvolve-se a partir do id com o objectivo de permitir que os seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planeamento e a espera ao comportamento humano: a satisfação das pulsões é retardada até ao momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas. A principal função do ego é encontrar uma harmonia inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego.
O superego é a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.
O superego é a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.
O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de interiorizar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por acções praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada; certo ou errado, sem meio-termo).
O superego divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem ser procurado, e a consciência, que determina o mal a ser evitado.
Qual achas que te define melhor?
5 comentários:
Eu gosto do id
defino-me melhor contigo XD.
tenx o ego dmasiad elevad.
acho que alguém ainda não percebeu bem o que é o ego. se calhar não tens estado com a atenção suficiente nas aulas de psicologia.
Bem, não sei percebi bem mas aqui vai... Em 70 % do tempo acho que é o meu ego que domina, apesar de pensar que ele não anda a funcionar la muito bem... o meu id manifesta-se raramente, principalmente em situações de grande stress... acredito que meu ego domina bastante bem o id.. o meu problema é o superego, que tende em manifestar-se principalmente quando estou deprimido... Acho que gostava de ser mais id, seguir mais os meus instintos, ser mais impulsivo.. Pode não ser aquele que me define mas é o que eu mais gosto.
Enviar um comentário